Secretaria Municipal de Saúde promove campanha “Itacuruba pela vida.”

publicado: 29/06/2021 11h11,
última modificação: 09/07/2021 10h13

Campanha de incentivo à doação de sangue – Com o intuito de incentivar a doação de sangue, a Prefeitura de Itacuruba, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove a Campanha “Itacuruba Pela Vida”. A Campanha é direcionada a toda população para que possa doar sangue e ajudar a abastecer o banco de sangue do HEMOPE, que está baixo devido a pandemia do coronavírus.

Para ajudar basta apenas comparecer ao hospital da cidade, até sexta-feira (02), e agendar a doação. Para a concretização do ato de solidariedade a prefeitura vai disponibilizar transporte, uma vez que a doação deve acontecer diretamente no HEMOPE, em Serra Talhada.

Qualquer pessoa entre os 16 e os 69 anos, desde que não tenha problemas de saúde ou tenha sido submetido a cirurgias ou procedimentos invasivos recentes, pode doar. É importante ressaltar que para que pessoas menores de 16 anos é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.

Alguns dos requisitos básicos que devem ser respeitados para a doação de sangue:

– Pesar mais de 50 Kg;
– Ter mais de 18 anos;
– Ter feito uma alimentação saudável e equilibrada antes da doação, tendo sido evitado o consumo de alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação;

– Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e nem ter fumado nas 2 horas anteriores;
– Ser saudável e não ter doenças transmissíveis pelo sangue como Hepatite, Aids, Malária ou Zika, por exemplo.

#doesangue #doarsanguesalvavidas #vida #itacuruba