publicado: 07/05/2020 10h32,
última modificação: 27/04/2021 10h33

Nesta terça-feira (05), a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Conselho de Alimentação Escolar realizaram a maior entrega de kits de alimentação escolar aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

A gestão do prefeito Bernardo Maniçoba tomou a iniciativa baseada na orientação da lei 13.987, de 7 de abril de 2020, a qual autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE) aos alunos das redes de Ensino do país. Imediatamente, a equipe envolvida iniciou o planejamento para realização da ação.

A decisão foi tomada cautelosamente, analisando os valores financeiros irrisórios recebidos pelo governo federal, que deixa os municípios em situação extremamente difícil considerando os valores que são recebidos por mês para cada modalidade de ensino: Educação Infantil recebe 21,40 para duas refeições durante todo o mês, o Ensino Fundamental recebe 7,20, A Educação de Jovens e Adultos recebe 6,40, O Pré Escolar 10,60 e os Quilombolas 12,80 também pra duas refeições diárias durante o mês. Esses são os valores mensais enviados pelo governo para fazer a compra do kit de alimentação de cada aluno.

“Apesar dessa realidade financeira não medimos esforços para garantir a alimentação dos 1.100 alunos do município. Com boa vontade, planejamento, pensamento coletivo e agindo dentro da legalidade, trabalhamos para assegurar o direito de todas as crianças com justiça, honestidade e retidão” frisa o prefeito Bernardo Maniçoba.

A Secretária de Educação, Luciene Freire, agradeceu o esforço de todos os envolvidos. “Agradecemos aos Conselheiros e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação por todo esforço durante dias de trabalho para que essa ação se tornasse possível, do planejamento, montagem e entrega dos kits, acompanhando e fiscalizando tudo de perto como preconiza a lei. Aos senhores pais e alunos os nossos agradecimentos pela confiança, respeito, compreensão e discernimento em saber valorizar a ação desenvolvida e o esforço de cada agente, que sem dúvida se despiu de qualquer desejo individual e colocou o bem comum em primeiro lugar!”.